segunda-feira, 23 de março de 2020

Informativo sobre o Coronavírus


Resultado de imagem para secretaria de educação alerta sobre o coronavírus

O que é coronavírus?

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
[table]

Período de incubação do coronavírus

Período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias

Período de transmissibilidade do coronavírus

De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas É possível a transmissão viral após a resolução dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade é desconhecido para o coronavírus. Durante o período de incubação e casos assintomáticos não são contagiosos.

Fonte de infecção do coronavírus

A maioria dos coronavírus geralmente infectam apenas uma espécie animal ou pelo menos um pequeno número de espécies proximamente relacionadas. Porém, alguns coronavírus, como o SARS-CoV, podem infectar pessoas e animais. O reservatório animal para o coronavírus (COVID-19) ainda é desconhecido. 

Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. 

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:
  • Febre.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.

Como o coronavírus é transmitido?

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
  
  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe.

O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Até o momento, não há informaçõesção suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Como é feito o tratamento do coronavírus?

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:

  • Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).
  • Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse.

Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica imediata para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

Todos os pacientes que receberem alta durante os primeiros 07 dias do início do quadro (qualquer sintoma independente de febre), devem ser alertados para a possibilidade de piora tardia do quadro clínico e sinais de alerta de complicações como: aparecimento de febre (podendo haver casos iniciais sem febre), elevação ou reaparecimento de febre ou sinais respiratórios, taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos), dor pleurítica (dor no peito), fadiga (cansaço) e dispnéia (falta de ar).

Se você viajou para a China nos últimos 14 dias e ficou doente com febre, tosse ou dificuldade de respirar, deve procurar atendimento médico imediatamente e informar detalhadamente o histórico de viagem recente e seus sintomas.
[/table]

Como é feito o diagnóstico do coronavírus?

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). É necessária a coleta de duas amostras na suspeita do coronavírus.
As duas amostras serão encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Uma das amostras será enviada ao Centro Nacional de Influenza (NIC) e outra amostra será enviada para análise de metagenômica.
Para confirmar a doença é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito. 
Orienta-se a coleta de aspirado de nasofaringe (ANF) ou swabs combinado (nasal/oral) ou também amostra de secreção respiratória inferior (escarro ou lavado traqueal ou lavado bronca alveolar).
Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

Como é definido um caso suspeito de coronavírus?

Diante da confirmação de caso do coronavírus no Brasil e considerando a dispersão do vírus no mundo. A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde informa que a partir de 01 de março de 2020, passa a vigorar as seguintes definições operacionais para a saúde pública nacional.
[table]

1. CASO SUSPEITO DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)

  • Situação 1 – VIAJANTE: pessoa que apresente febre E pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia) E com histórico de viagem para país com transmissão sustentada OU área com transmissão local nos últimos 14 dias (figura 1); OU
  •  Situação 2 - CONTATO PRÓXIMO: Pessoa que apresente febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia) E histórico de contato com caso suspeito ou confirmado para COVID-19, nos últimos 14 dias.

2. CASO PROVÁVEL DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)

  • Situação 3 - CONTATO DOMICILIAR: Pessoa que manteve contato domiciliar com caso confirmado por COVID-19 nos últimos 14 dias E que apresente febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia). Nesta situação é importante observar a presença de outros sinais e sintomas como: fadiga, mialgia/artralgia, dor de cabeça, calafrios, manchas vermelhas pelo corpo, gânglios linfáticos aumentados, diarreia, náusea, vômito, desidratação e inapetência

3. CASO CONFIRMADO DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19)

  • LABORATORIAL: Caso suspeito ou provável com resultado positivo em RT-PCR em tempo real, pelo protocolo Charité.
  • CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO: Caso suspeito ou provável com histórico de contato próximo ou domiciliar com caso confirmado laboratorialmente por COVID-19, que apresente febre OU pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios, nos últimos 14 dias após o contato, e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica.

4. OBSERVAÇÕES

  • FEBRE: Considera-se febre aquela acima de 37,8°.
Alerta-se que a febre pode não estar presente em alguns casos como, por exemplo, em pacientes jovens, idosos, imunossuprimidos ou que em algumas situações possam ter Boletim Epidemiológico utilizado medicamento antitérmico. Nestas situações, a avaliação clínica deve ser levada em consideração e a decisão deve ser registrada na ficha de notificação.

  • CONTATO PRÓXIMO DE CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE COVID-19:
    • Uma pessoa que teve contato físico direto (por exemplo, apertando as mãos);
    • Uma pessoa que tenha contato direto desprotegido com secreções infecciosas (por exemplo, sendo tossida, tocando tecidos de papel usados com a mão nua);
    • Uma pessoa que teve contato frente a frente por 15 minutos ou mais e a uma distância inferior a 2 metros;
    • Uma pessoa que esteve em um ambiente fechado (por exemplo, sala de aula, sala de reunião, sala de espera do hospital etc.) por 15 minutos ou mais e a uma distância inferior a 2 metros; ○ Um profissional de saúde ou outra pessoa que cuida diretamente de um caso COVID-19 ou trabalhadores de laboratório que manipulam amostras de um caso COVID-19 sem equipamento de proteção individual recomendado (EPI) ou com uma possível violação do EPI;
    • Um passageiro de uma aeronave sentado no raio de dois assentos (em qualquer direção) de um caso confirmado de COVID-19, seus acompanhantes ou cuidadores e os tripulantes que trabalharam na seção da aeronave em que o caso estava sentado

  • CONTATO DOMICILIAR DE CASO SUSPEITO OU CONFIRMADO DE COVID-19:
    • Uma pessoa que reside na mesma casa/ambiente. Devem ser considerados os residentes da mesma casa, colegas de dormitório, creche, alojamento, etc.

A avaliação do grau de exposição do contato deve ser individualizada, considerando-se, o ambiente e o tempo de exposição.
[/table]

Qualquer hospital pode receber paciente com coronavírus?

Para um correto manejo clínico desde o contato inicial com os serviços de saúde, é preciso considerar e diferenciar cada caso.
Os casos graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência estadual para isolamento e tratamento.
Os casos suspeitos leves podem não necessitar de hospitalização, sendo acompanhados pela Atenção Primária e instituídas medidas de precaução domiciliar. Porém, é necessário avaliar cada caso.
Acesse aqui a lista dos hospitais que prestam atendimento.
Acesse aqui a lista de Unidades de Básicas de Saúde que prestam atendimento em seu município.

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB
Navegue no mapa interativo e confira o hospital de referência mais próximo da sua casa

Notificação de casos 

Todos os casos devem ser registrado por serviços públicos e privados, por meio do formulário eletrônico disponível no endereço http://bit.ly/2019-ncov, dentro das primeiras 24 horas a partir da suspeita clínica.
A infecção humana pelo 2019-nCoV é uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), segundo anexo II do Regulamento Sanitário Internacional. Portanto, trata-se de um evento de saúde pública de notificação imediata.




COMUNICADO IMPORTANTE

A Secretaria de Educação de Taquaritinga do Norte, suspende por tempo indeterminado as atividades do processo de seleção simplificada.

A imagem pode conter: texto

segunda-feira, 16 de março de 2020

Taquaritinga do Norte : Medidas de Emergência a fim de prevenir o contágio do COVID-19, são emitidas pelo Decreto Municipal nº 009/2020


A Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte comunica a todos os nortetaquaritingueses que após reunião com o Prefeito deste Município, Secretária Municipal de Saúde, Secretário de Educação Cultura e Esporte, Secretária de Gabinete e Departamento Jurídico, foram tomadas medidas de emergência a fim de prevenir o contágio do COVID-19, emitidas pelo Decreto Municipal nº 009/2020 de lavra deste Poder Executivo.

Dentre as medidas adotadas encontram-se suspensas, no âmbito do Município de Taquaritinga do Norte, eventos de qualquer natureza com público superior a 100 (cem) pessoas, bem como a suspensão das aulas na rede municipal de ensino, com a antecipação das férias escolares, a partir de 17 de março de 2020.

Quanto às escolas e estabelecimentos de ensino particulares, os mesmos devem suspender as aulas a partir da próxima quarta-feira (18 de março de 2020).
Desta feita, assim como as atividades da Tradicional Festa de Março, no Distrito de Pão de Açúcar, foram suspensas, comunicamos que as atividades da Tradicional Festa de São José, em Pedra Preta, Zona Rural deste município, também encontram-se suspensas, assim como demais eventos que impliquem em aglomerações de público superior à 100 pessoas, em acatamento as diretrizes do Decreto Municipal nº 009/2020 e Decreto nº 48.809/2020, da lavra do Governo do Estado de Pernambuco.

Tratam-se de medidas indispensáveis à preservação da saúde e vida da população municipal, a fim de minimizar os impactos do COVID-19, observando a prioridade absoluta de proteção à população municipal, razão pela qual pedimos a compreensão de todos.





sábado, 14 de março de 2020

Utilidade pública : Saiba como se proteger contra o Coronavírus



Com o avanço do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, o Ministério da Saúde anunciou recomendações que as autoridades e a população em geral devem adotar de agora em diante.

A imagem pode conter: texto que diz "CORONAVÍRUS Você sabia que você pode se prevenir do vírus com atitudes simples e fáceis? SECRETARIA EDUCAÇÃO DE CULTURA E ESPORTES TAQUARITINGA"

A imagem pode conter: texto que diz "Evite aglomerações de pessoas. SECRETARIA EDUCAÇÃO DE CULTURA E ESPORTES"

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: texto

A imagem pode conter: texto que diz "Não compartilhe objetos pessoais como copos, talheres, garrafas e etc. SECRETARIA EDUCAÇÃO DE CULTURA E ESPORTES TAQUARITINGA"

A imagem pode conter: texto que diz "Lave as mãos com água e sabão, ou use O álcool em gel. SECRETARIA EDUCAÇÃO ARIA DE CULTURA E ESPORTES"

A imagem pode conter: texto que diz "Viu? Atitudes simples podem impedir a propagação do vírus. Caso você tenha viajado para regiões com confirmações de casos há dias ou menos e tiver sintomas como tosse, febre e dificuldade de respirar, procure um médico. Fonte: Ministério da SECRETARIA EDUCAÇÃO DE CULTURA E ESPORTES TAQUARITINGA"

Educação : Prefeitura de Taquaritinga do Norte dará aumento de 12,84% a Professores


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte , município do Agreste Pernambucano,   anunciou que aumentará o salário dos professores da rede municipal em 12,84%.  O reajuste será concedido a partir do mês de março , o anuncio foi feito no Gabinete do Prefeito Ivanildo Mestre na última quinta feira aonde na oportunidade aconteceu uma reunião com o Prefeito , o Secretário de Educação e os representantes do Sindicato. Na reunião também foram tratados assuntos referentes ao andamento dos trabalhos na Rede Municipal de Ensino.


Para o chefe do Executivo, o reajuste é resultado de um trabalho austero e de muito respeito perante o corpo docente do município e que resulta em mais qualidade para a educação de crianças, adolescentes e jovens Norte Taquaritinguenses.
“Este é mais um compromisso firmado e cumprido por este governo. A política de valorização do nosso servidor é um dos pilares da nossa gestão. Como sempre disse, a educação é prioridade no nosso município”. Enfatizou o prefeito Ivanildo Mestre.

quarta-feira, 11 de março de 2020

Atenção Jovens e Adultos que ainda não concluíram o Ensino Fundamental II


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

Jovens e Adultos de Taquaritinga do Norte que ainda não concluíram o Ensino Fundamental II , tem a oportunidade de concluírem esta etapa de Ensino na modalidade da EJA, as aulas começaram em Fevereiro mais até o dia 16 de março os alunos interessados podem se inscrever. As matriculas estão sendo feitas na Escola Municipal Francisca Moura Pereira da Silva-CAIC.

  • Documentos necessários para a realização da matrícula:
  • Cópia de certidão de Nascimento.
  • *Histórico escolar ou declaração provisória.
  • *Cópia de RG e CPF.
  • *Comprovante de Residência

    As matrículas deverão ser realizadas na secretaria da Escola no horário das 8h ás 17h.

 Sobre a modalidade o Secretário de Educação Marcos Augusto falou o seguinte : " A Educação de Jovens e Adultos tem como função social a promoção da inclusão social, emancipatória e democrática de jovens e adultos na sociedade, e os proporciona sua inserção e qualificação no mercado de trabalho, atribuindo aos educandos, o papel de sujeitos ativos no processo de construção de conhecimentos exercendo sua cidadania, é muito importante para Taquaritinga trazermos de volta essa modalidade, esse projeto teve o olhar especial do Prefeito Lero que em todos os momentos acompanhou e incentivou a formação das turmas do EJA".