segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Educação Taquaritinga do Norte : No Jerimum, Escola Chefe Leandro realiza formatura dos Doutorandos do ABC


Com a temática “Mickey e Minnie: a Disney é aqui”, a Escola Chefe Leandro da Vila do Jerimum, município de Taquaritinga do Norte, realizou a formatura dos Doutorandos do ABC 2017. Marcada por diversas apresentações musicais surpresa, a cerimônia aconteceu na noite do último sábado (02) na sede da Associação dos Produtores Rurais do vilarejo e contou a participação da comunidade local, membros da secretária de Educação, familiares e amigos dos formandos.


A diretora da escola de ensino Fundamental I e II, Maria de Lourdes Silva Araújo, abriu a solenidade ressaltando a sua alegria e satisfação em poder acompanhar o crescimento educacional dos 15 formandos mirins. “Acredito que não exista gratificação maior para um professor de educação infantil do que ver seus alunos dando os primeiros passos no caminho do saber. Na escola Chefe Leandro, a nossa missão vai além de cuidar e educar, aqui nós compartilhamos amor, ética e valores humanos que nortearam a suas vidas,” assegurou a diretora.

Após a formação de mesa, composta pelo homenageado da turma e secretário de Educação e Cultura, Marcos Augusto; pela escritora Lia Lucena; pela professora Ana Lopes; pela presidente da associação Josélia Andrade; pela esposa do vereador Eraldo de Pedra Preta Maria Cordeiro e pelo poeta local Luiz Camarão; os doutorandos e seus acompanhantes encantaram a todos os presentes com a execução vocal do hino cívico de Taquaritinga do Norte. A cerimônia também pontuou o falecimento do senhor Antônio José Bezerra, popularmente conhecido como "Antônio Quinôr". Com um minuto de silencio, os presentes homenagearam este filho da terra e solidarizam-se com seus familiares.


Ao fazer uso da palavra, o secretario de Educação e Cultura Marcos Augusto Lopes, parabenizou o empenho dos pais em prol da formação educacional dos filhos e ressaltou a importância da valorização do estudo na vida de uma criança. “Parabéns aos pais por investirem na educação de seus filhos, tenham a certeza de que não existe nada mais valoroso do que o saber. Peço aos formandos de nossa escola que ouçam com atenção e sigam os conselhos de seus pais, somente desta forma vocês se tornaram homens e mulheres de bem,” frisou o homenageado da turma. O secretário também explicou o motivo da ausência do prefeito Ivanildo Mestre (PR) e reiterou o compromisso da secretaria com uma educação de qualidade para todos. 

O  juramento foi proferido pela aluna Millena Gabriele e os agradecimentos por Matheus Ruan. Para simbolizar o rito de passagem da formatura, quando os alunos tornam-se oficialmente doutorandos, os pais fizeram a investidura da beca e do capelo ao da música “Aquarela” de Toquinho. Em seguida, os padrinhos e madrinhas mirins entregaram os certificados de Doutor do ABC. Um dos momentos mais aguardados foi à tradicional Valsa, ritmo de dança introduzido no Brasil em 1816 por Dom Pedro I em bailes da corte portuguesa no Rio de janeiro. Realizada em duas partes, a primeira entre os formandos e seus padrinhos e a segunda entre os formandos e os seus pais, o gênero musical foi marcado pela alegria e familiaridade.


Em clima de Natal, os formandos dançaram e cantaram a composição “Natal todo dia” da banda Roupa Nova. A gestora Lourdes Araújo encerrou o cerimonial ressaltando a importância da presença da família na escola e agradecendo o empenho dos pais, professores e funcionários da escola na realização da formatura. Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013, a escola Chefe Leandro alcançou 5,1, pontuação maior que a estipulada para a rede municipal de ensino. Neste ano, o Ideb projeta que a escola alcance 5,6.


Texto: Antonio Carlos / Jornalista DRT PE 6154
Fotos: Jefferson Lulu

Nenhum comentário:

Postar um comentário