quinta-feira, 30 de abril de 2020

Bandeira de Taquaritinga do Norte – PE

De acordo com a Lei nº 1.532/2007 de 09 de maio de 2007 foi criado o dia da bandeira do município de Taquaritinga do Norte – PE, fixado em 28 de fevereiro.

Nossa bandeira, um dos símbolos oficiais de nosso município é um retângulo bicolor – azul e branco, cujo comprimento e 1 1/2 (uma e meia) vez a largura como se descreve:
A metade dela é branca de tralha em diante (na proximidade do mastro) e a outra metade é composta de 7 (sete) listras horizontais, sendo 4 (quatro) azuis e 3 (três) brancas de igual largura; – a branca simboliza os ideias pacifistas com integridade e firmeza do povo; a azul, a lealdade e formosura da pernambucanidade taquaritinguense. No campo branco está um escudo, tipo estilizado com bico trabalhado e esmaltado cuja largura é 1/4 (um quarto) do tamanho da bandeira e o comprimento 1/3 (um terço) dela. A dextra de blau (azul) na parte superior com peças nobres representa o céu com um sol flamejante – a nobreza e majestade – na inferior de sinople (verde) com a serra, da taquara: a sinistra da jalne (ouro), onde está um índio representante dos carapotós, primeiros habitantes nossos, a suster um taquari + branco – taquari + tinga – e uma oca em verde campo em cores naturais. O escudo é encimado de uma áurea estrela de 5 (cinco) pontas como estrela guia do Povo e é ladeada por dois (dois) ramos de café um dos nossos recursos econômicos, tendo seu entrelaçamento no bico uma dália amarela (áurea) e, mais abaixo um listel áureo que se desenrola sendo ao centro o topônimo Taquaritinga do Norte e as datas fiéis à história do Município – 1801 e 1887 criação de freguesia e elevação à categoria de cidade 27 de agosto e 10 de maio respectivamente e 2 (duas) lanças em aspas por trás com duas bandeirolas alvicelestes – As duas faces da bandeira são iguais.
Art. 3º - O brasão d’armas do Município de Taquaritinga do Norte é o escudo ornado de estrela, das duas lanças com bandeirolas, os 2 (dois) ramos de café e o listel com o nome do Município e suas datas memoráveis o qual também é doravante, o símbolo municipal.


Considerando o que diz a lei de criação do dia da bandeira do município, foi instituído pelo Poder Executivo através da Secretaria Municipal de Educação a instituição de Concurso Público para criação do Hino Oficial à Bandeira com letra e música, a nível municipal, tendo como vencedor os senhores José Jurandir Coelho – LETRA e Jardel Pereira de Souza – MÚSICA. Sendo mais um símbolo oficial de nosso município e que retrata toda característica e beleza de nossa bandeira. Observe:

Hino à Bandeira de Taquaritinga do Norte/PE
Letra: José Jurandir Coelho
Música: Jardel Pereira de Souza

I

Rugem os ventos, desce a brisa
Lá no alto em cores vivas
É a nossa bandeira, símbolo nosso
Que ostenta a beleza desta terra
Retratando nossos valores
Para a memória e gerações futuras
Das grandes lutas em prol de ideais
De civismo, bravura e paz

Deus prospere esta nação
Taquaritinga, te amamos de coração!

II

Os cafezais em meios às cores
Traduzem riquezas dos vencedores
É a nossa bandeira, símbolo nosso
Faz bater forte os nossos corações
Sob o vento, sol ou temporal
Continuará, sempre será um sinal
De nossa gente altiva e hospitaleira
De uma terra encravada em meio às serras

Deus prospere esta nação
Taquaritinga, te amamos de coração!
Deus prospere esta nação
Taquaritinga, te amamos de coração!
Taquaritinga, te amamos de coração!

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE: CONVITE ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário