sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Ensino Híbrido

O ensino híbrido, ou blended learning, é uma tendência na educação e consiste em adotar diferentes métodos de ensino, misturando técnicas de aprendizagem diferentes. Esse tipo de ensino atinge diferentes tipos de alunos, tornando a aprendizagem mais democrática e ampla, já que através da utilização de técnicas variadas, consegue favorecer várias habilidades diferentes.



Várias teorias já discutiam a necessidade de uma aprendizagem mais personalizada, entre elas temos a teoria de Kolb (1984), que propõem atividades diferenciadas para atender às preferencias dos diferentes alunos, que segundo ele, podem ser classificadas em 4 principais estilos: o Ativista, que é mais imediatista e preferem aprender através da experiência e por tentativa e erro; o Reflexivo, que é mais observador e gosta de pensar, analisar, estudar e avaliar, observando o problema sobre diversas perspectivas; o Teórico, que prefere a contextualização, teorias, modelos, esquemas, desafios intelectuais, etc.; e o Pragmático, que prefere a ação e colocar em prática o que aprendeu, ver se os modelos estudados realmente funcionam.
Sendo assim, com o ensino híbrido é possível propor atividades diversas que atendam as preferências dos alunos. Além disso, também é possível mesclar entre atividades individuais e em grupos.

Ensino híbrido é organizar equilibradamente roteiros individuais (personalização), atividades de grupo (colaboração) e atividades com profissionais mais experientes (orientação, tutoria, problematização, síntese).

Com a ampliação e difusão dos recursos tecnológicos o ensino híbrido atingiu novas perspectivas, tempos e espaços diferentes, ampliando a aprendizagem para além do ambiente escolar.
Atualmente existem vários recursos e plataformas que auxiliam na personalização da aprendizagem, onde o aluno vai avançando de acordo com o seu tempo e suas habilidades.



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