quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Carta aberta do Professor Marcos Augusto a todos que fazem a família CAIC


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e de colher o que plantou. ECLESIASTES 3.






Resultado de imagem para marcos augusto taquaritinga 

 Todos estes 8 anos de trabalho ( 2 Coordenador e Professor e 6 como Diretor ), de convivência na Escola Francisca Moura Pereira da Silva, me proporcionaram coisas muito boas. Especialmente bom foi amadurecer e crescer como pessoa humana e como profissional, junto com toda essa grande equipe.
Isso só foi possível porque houve aqui, ao longo desse tempo todo, desde 2009, a acolhida, o respeito, a amizade, a confiança, o carinho de muitos, a partilha, os desafios em todos os momentos: bons ou ruins! Obrigado por isso.
Ao longo desta trajetória, quando nos propusemos, Profª Elisangela e eu, dirigir esta escola, sabíamos que muitos desafios teríamos a enfrentar mas, ao mesmo tempo, sabíamos também, que havia um bom grupo de trabalho e que, se fôssemos merecedoras de sua confiança, juntos buscaríamos atingir o fim primordial da educação que é a formação integral de nossos alunos bem como o seu bem e o bem de todos os profissionais da educação que fazem isto acontecer.
Sabíamos que nossa missão era de estar à serviço!
Buscamos fomentar a ética do respeito, pois esta gera habitualmente o diálogo amistoso e tolerante e assim sendo, acreditamos sempre, que este diálogo respeitoso é fonte de verdade e de fraternidade.
As dificuldades surgiram, não foram poucas, mas nos propiciaram um exercício formidável de paciência, tolerância, criatividade, partilha, discussão e reflexão coletiva e individual.
Ao longo da gestão, ficou claro, que dia após dia, era necessário invocar a Deus pedindo a sabedoria para, ao refletir em cima dos problemas, encontrar as soluções verdadeiras e justas.

Conseguimos muito, projetos como : CAICART , CORAL E GRUPO DE DANÇA , REATIVAÇÃO DA BANDA MARCIAL, PROJETO DO MEIO AMBIENTE, PROJETO DE RECICLAGEM, IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO, PROGRAMA ESCOLA ABERTA , RÁDIO ESCOLAR, PROJETO CONTRA AS DROGAS, entre tantos outros que ganharam destaque não só em Taquaritinga mais em toda região, aonde as atividade desenvolvidas na escola serviram de modelo para outras cidades que conheceram de perto o trabalho realizado no CAIC. O IDEB do CAIC de 2015 foi outra mostra do grande trabalho realizado pela equipe 5.8, meta de 2021 já atingida em 2015.
Mas, o que vamos levar no coração?
Com certeza não serão os momentos de aflição, os maus momentos e sim tudo aquilo que aprendemos com todos que passaram pela escola ao longo desses anos, que nos fortaleceu e contribuiu com nosso crescimento. O que recebemos de bom num abraço carinhoso, numa palavra de apoio, incentivos, num aperto de mão, num olhar afetuoso, na amizade quando se manifestou verdadeira, na correção fraterna, numa conversinha de corredor, numa boa nova, numa risada gostosa, numa brincadeira, numa crítica oportuna.
Levaremos impresso no coração o empenho daqueles profissionais da educação que sempre fizeram de tudo para que os objetivos comuns fossem alcançados, que nossa escola se tornasse cada vez melhor, que junto conosco lutaram para que as pedras do caminho não se transformassem em muralhas intransponíveis, aqueles que inovaram, que criaram, animaram os outros, que trabalharam com afinco para que o nosso IDEB se elevasse e se tornasse o maior do Município. Levaremos também o ruído dos corredores, a vida que nossos alunos imprimem no ambiente escolar, o que aprendemos com eles e também com seus pais.
Se levamos tudo isso no coração significa que há muito a agradecer!
Agradeço aqueles que por aqui passaram e já se foram deixando sempre uma lição.
Aos professores, artífices do processo ensino aprendizagem, que no dia a dia junto de nossos alunos, trabalham arduamente na construção do saber com vistas a formar cidadãos melhores, nosso muito obrigado.
Aos nossos alunos agradecemos pelo fato de serem vocês a razão de nossa existência como profissionais.
Apesar de nominar os diferentes segmentos que compõem a família “CAIC” gostaria de lembrar que o grande peso nos serviços que realizamos e prestamos, advém do esforço coletivo. Que nunca nos esqueçamos que para o meu trabalho continuar existindo eu dependo do trabalho do outro.
No processo natural das relações interpessoais ocorrem turbulências, conflitos, que por vezes, nos distanciam. Mas a dinâmica da vida nos oportuniza redimensionar e seguir. Pelas vezes, que como dizem os alunos, “Foi mal...” em algum momento, eu Marcos Augusto , peço-lhes desculpas. Mas, se, no entanto ofendi ou magoei alguém, não tinha este direito!
Assim sendo, peço perdão, de coração.
Com a certeza de termos trabalhado com lisura, zelo, dedicação e empenho por uma escola melhor, seguiremos tranquilos.
Tomaremos outros rumos e a escola segue, com seus propósitos e desafios. Mas, o mais importante, é que ela segue nas suas mãos. Juntamente com a nova direção, o Conselho Escolar, com os pais, apoiadores, com a sua competência, sabedoria, fazendo valer o que vocês como um único grupo tem de melhor e com objetivos bem claros e comuns só avançarão.
Estarei indo para um desafio maior, mais sei que a minha base foi obtida no CAIC, e não estarei mais como o Diretor, mais continuo fazendo parte da família CAIC.


Continuem acreditando que através da educação farão a transformação!



Marcos Augusto Lopes Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário