sábado, 4 de fevereiro de 2017

Prefeitura de Taquaritinga retoma programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar


Imbuída no objetivo de proporcionar uma alimentação saudável e de qualidade aos alunos da rede municipal de ensino e fortalecer as cadeias produtivas da agricultura familiar no município, a Prefeitura de Taquaritinga do Norte retomou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), numa ação integrada que contou com a participação das secretarias municipais de Educação e de Agricultura, da Gerência Municipal de Convênios e com a articulação do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que fez a articulação junto ao grupo formado por 25 agricultores familiares do município que irão fornecer nos próximos dias carne bovina, galinha caipira, hortaliças e café orgânico, reativando este importante projeto no município.
Após cerca de um mês de reuniões com integrantes do Conselho de Alimentação Escolar, nutricionista e visitas técnicas aos agricultores, na manhã desta quinta-feira (02), os agricultores apresentaram suas propostas em cumprimento ao chamamento público Nº 001/2017 que reinstaura o programa no município e garante por lei a aquisição de, no mínimo, 30% dos produtos advindos da agricultura familiar através de chamadas públicas de compra, com dispensa de licitação. O PNAE garante a alimentação escolar dos alunos da educação básica em escolas públicas e filantrópicas. Seu objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos para contribuir na aprendizagem e rendimento, bem como promover hábitos alimentares saudáveis.

A reativação do PNAE em Taquaritinga solidificou a parceria com o IPA e também incentiva as cadeias produtivas da agricultura familiar, especialmente da galinha caipira, onde o grupo formado por 10 produtores vai fornecer 10 toneladas de frango durante 2017, assegurando carne de qualidade na merenda da rede pública municipal. 
Satisfeito com a reativação do PNAE, o prefeito Lero comemorou mais esta conquista do início de sua gestão. “O esforço e a integração das secretarias de Educação e Agricultura, de nossa Gerência de Convênios e o apoio do IPA que foi de essencial importância para fazer esta integração com nossos agricultores, só comprova que a união e as parcerias são o caminho para vencermos as dificuldades, aposto no sucesso deste projeto e temos a certeza que faremos muito mais por nossos alunos e nossos agricultores”, declarou o prefeito. (Por GECON / PMTN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário